TINTAS


Tinta é uma mistura devidamente estabilizada de pigmentos e resina, formando uma película sólida, fosca ou brilhante, com a finalidade de proteger e embelezar .

A tinta é uma preparação, geralmente na forma líquida, cuja finalidade é a de revestir uma dada superfície.

Quando essa tinta não contém pigmentos, ela é chamada de verniz .
Por ter pigmentos a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente.

Resina
Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, do estado líquido para o sólido, convertendo-o em película. 
As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto e sua secagem.
A resina é a parte da tinta que solidifica para formar a película de tinta seca.

Pigmentos
Material sólido finamente dividido e insolúvel. São utilizados para dar cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. 
São divididos em pigmentos ativos, que conferem cor/opacidade, e inertes (cargas), que conferem certas propriedades, tais como diminuição de brilho e maior consistência.

Aditivos
Ingredientes que proporcionam características especiais às tintas. São utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação. Os aditivos são para auxiliar na secagem da tinta.

Solventes
Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado na diluição de tintas e correlatos. 
São classificados em solventes ativos ou verdadeiros, latentes e inativos.
O diluente, auxilia no ajuste da viscosidade bem como veículo dos demais componentes, podendo, se dosados adequdamente, facilitar a aplicação das tintas.

Fonte: Tintas Iquine